Biblioteca Central da UFPA promove a instalação de piso tátil

Notícia Novidades

Publicado em 17/02/2017 15:18h

860 visualizações

Biblioteca Central da UFPA promove a instalação de piso tátil

No dia 20 de julho é comemorado no Brasil o dia do amigo.  Muitos se referem a essa pessoa como alguém que estará à disposição sempre que precisarmos de ajuda e estará ao nosso lado nos momentos de dificuldade. Na Universidade Federal do Pará (UFPA), duas ações podem ser enquadradas nesse contexto. A primeira é o “Programa de Prestação de Serviço Voluntário”, ação que visa o trabalho sem vínculo empregatício com a UFPA, e a Associação dos Amigos da UFPA, entidade que congrega pessoas que já tiveram um vínculo com a instituição e que contribuem para melhoria da infraestrutura da universidade.

Serviço voluntário – O programa de prestação de serviço voluntário foi implementado na UFPA em 2009 e permite que qualquer pessoa possa se candidatar para desenvolver atividades de ensino, pesquisa, extensão, assessoria ou administração na UFPA. O serviço pode ser prestado por até dois anos e ser renovado depois desse prazo. O programa já teve como um dos de seus colaboradores o professor emérito da UFPA e filósofo Benedito Nunes, falecido em 2011, que na ocasião coordenou o  Conselho Editorial da Editora Universitária.

O professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Raymundo Heraldo Maués, é um dos vários voluntários, que contribuem com a UFPA.  Ele, que recebeu em 2010 das mãos do reitor da UFPA Carlos Maneschy o título de professor emérito,  mesmo aposentado, continua lecionando e contribuindo com a Instituição.

O novo piso consiste em faixas de alto-relevo fixadas no chão para fornecer auxílio na locomoção pessoal de deficientes visuais. Eles são uma composição de peças que auxiliam uma caminhada segura. De acordo com a diretora da Biblioteca Central da UFPA, Célia Ribeiro, a instalação do novo piso auxilia o trajeto de toda a comunidade acadêmica. “Estes pisos têm como serventia auxiliar a caminhada das pessoas, sejam elas deficientes visuais, crianças, idosos, sejam até mesmo turistas”, explica.

Funções - O novo piso da BC possui duas funções específicas: a função de alerta é utilizada em situações de risco, alertando o usuário de algum perigo, mudança de direção, pontos de interesse ou informação disponível, além de fazer parte da composição das trilhas táteis; a função direcional, como o nome sugere, direciona a locomoção do usuário na trilha tátil.

Retorno das atividades - A Biblioteca Central passa por vários processos de revitalização de seu espaço físico, investindo na infraestrutura, executando várias obras nas áreas interna e externa do prédio.

O prazo do término da conclusão do piso tátil é dia 1º de março de 2017. A previsão é que a Biblioteca volte ao seu funcionamento normal no dia 2 de março de 2017.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Fotos: Alexandre Moraes